1 dia na Rota do Vinho de São Roque

Sugestão para um domingo bem legal pela rota do vinho de São Roque. Lembrando que você não precisa gostar de vinho para gostar do passeio 😉

Foto de capa: Villa Canguera

Introdução

Faz quase dez anos, acho que em 2010, fui pela primeira vez a uma festa do Vinho e da Alcachofra em São Roque. Lá eu soube que tinha essa tal “Estrada do Vinho” ou “Roteiro do Vinho”. Os produtores locais estavam mais organizados e criaram a atração turística. Em 2013 lembrei do tal passeio e sugeri aos meus pais um domingo diferente. Lá fomos, com a cara e coragem.

Paisagens lindas, estrada estreita mas em bom estado, cheiro de mato, rota bem organizada, sinalizada e com muitos lugares legais. Percebemos que não dava para conhecer tudo de uma vez só. Desde então vamos pelo menos umas duas vezes por ano. Atualmente anda muito mais movimentada, tornando os lugares mais famosos como a Vinícola Góes e a Quinta do Olivardo lotados de gente, tirando um pouco do sossego que conhecemos em 2013. Mas há muitos locais pequenos e charmosos para quem quer apreciar a paisagem com um pouco mais de paz e silêncio.

Nesta sugestão de roteiro estão locais badalados intercalados com lugares menos conhecidos mas que valem a pena conhecer. Importante frisar que num passeio desses é bom ter um roteiro, mas é melhor ainda descobrir aquele lugarzinho que nem está no mapa ainda. Portanto, esteja aberto e pronto para sair do roteiro proposto. Pode ser que valha a pena.

Roteiro para 19/11/2017 (domingo)

9h00 – Ponto de Encontro e primeira parada: Vila Don Patto

_DSC1629
Vila Don Patto – Abril/2017
Checklist de Atividades
  • Tomar café
  • Visitar o mercadinho (vinhos e mineirices)
  • Comprar um bombom
  • Descer de tobogã
  • Visitar a lojinha de louças e artesanatos
  • Tirar foto com a santinha
  • Apreciar a paisagem
  • Se der tempo, andar de circular
  • Tem restaurante $$$

10h00 – Algumas Opções (seguindo a sequência da estrada)

A. Cervejaria e Destilaria Stoliskoff

_DSC0204
Cervejaria e Destilaria Stoliskoff – 2016
  • Lugar modernoso com uma variedade enorme de destilados. Tem um visual interessante com um deck nos fundos onde se pode tomar um chopp olhando para aqueles alambiques de cobre enormes!

B. Vinícola Ferreira & Passero

  • Produção artesanal de vinhos, desde a plantação; atração mais bucólica e rústica. *Ainda não fui mas parece interessante!*
  • 11h00 – Alcachofra Bonsucesso

_DSC0161
Alcachofra Bonsucesso – 2016

Muitos produtos à base de alcachofra (incluindo congelados); fica em meio a uma plantação de alcachofras.

12h00 – Almoço: Restaurante Tia Lina – comida italiana $$

_DSC0036
Restaurante Tia Lina – 2016 (a foto NÃO É meramente ilustrativa)

Além do almoço (com belas massas artesanais), tem paisagem bonita, lojinha de doces premiados, onde também é possível comprar as massas, molhos e antepastos para levar para casa. A conserva de berinjela é MARAVILHOSA.

13h45 – Vinícola Palmeiras

Fica bem em frente à Tia Lina, dá para dar um pulo rápido para degustar.

14h00 – Opções

A. Vila Canguera

_DSC1703
Vila Canguera – Abril/2017
  • Lugar lindo de visitar, tem:
    • Museu do vinho
    • Gramado lindo com mesas e cadeiras para tomar um vinho gelado
    • Lojinha de produtos mineiros
    • Loja de vinhos e licores com degustação
    • Também tem restaurante (nunca almoçamos aí, não sei como é)

B. Vinícola Goes

Vinícola Góes
  • Se alguém no grupo nunca foi, vale a pena ir. Lugar lindo, mas esse entra na categoria “todo mundo vai, o mundo todo vai”. Além de muita gente, lá também tem:
    • Loja grande com degustação
    • Visita guiada com degustação de vinhos finos (aqueles que não são docinhos) *não fiz ainda!*
    • Lojinhas pequenas com comidas típicas, artesanato, cafés e sorvetes
    • Paisagem linda
    • Costuma ter música nas tardes de domingo num coreto ao lado do lago
    • Sim, tem lago com peixes que podemos alimentar
    • Restaurante – mas dane-se o restaurante porque a gente já vai ter almoçado na Tia Lina
  • O interessante é que no mesmo “terreno” também tem a GIULIAN’S LICORES E CACHAÇAS – que vale a pena pela vista e degustação de licores. Pra quem gosta, vendem café expresso em copinhos de chocolate e em cima tem agora um boteco.
  • Colado na Góes (praticamente no mesmo estacionamento) tem a VINHOS BELLA QUINTA onde também há vinhos e licores para degustação

C. Varanda do Prado

Esse é um daqueles cantinhos menos conhecidos e menorzinhos. Na realidade, é um restaurante que, quando fomos (não para almoçar), encontramos uma mesa com produtos mineiros e, o mais interessante: vinhos Kosher. Mas só incluí aqui mesmo porque na parte de trás do restaurante tem uma vista maravilhosa da mata! De verdade! Vale a pena parar ali por uns 20 minutos só pra espiar a vista e, quem sabe, comprar um queijinho minierin.

17h00 – Quinta do Olivardo

Lá é grande, cheio de gente, está parecendo mais com um parque de diversões com arvorismo, pedalinhos e cia. MAS, no meu aniversário foi um dos mais belos por de sol que já vi, comendo rabanada com sorvete e calda de vinho do porto. Com um cafezinho para acompanhar. Não foi barato mas foi mágico! Se a fome apertar, tem lanches de alheira, por exemplo. Ah! E parece que a cada 20 minutos sai pastel de belém – eles têm uma linha de produção numa vitrine para que todos possam ver! E tem café no fogão à lenha. Aquelas coisas gostosas…

Quem quiser, pode ficar pra jantar: ficam abertos até as 22h00. Ótima comida portuguesa!

Restaurante $$$

Ufa!

Bem, é isso. Em breve vou colocar umas fotos por aqui, para ilustrar. Estas, com certeza não são as únicas atrações, mas é uma seleção do que dá para fazer durante um dia por lá. No site oficial do Roteiro do Vinho tem muitos outros lugares, com direito a mapa em PDF e tudo! Lá também tem mais detalhes sobre os lugares que citei neste roteiro.

DICAS

1 – Vá de Van

Se o grupo for maior, antes de tudo e na minha opinião, o ideal seria contratar uma van pra levar a galera por alguns bons motivos:

  1. Você vai provar bebidas alcoólicas, mesmo que nem goste tanto (tem muita coisa doce por lá) e não se deve dirigir alcoolizado;
  2. Se o grupo precisar de mais de um carro, fazer o passeio em um único veículo é muito mais tranquilo, sem aquela preocupação de “onde está o fulano que estava bem atrás de mim???”
  3. E tem a parte mais legal que é passar mais tempo curtindo com os amigos.

Eu, na realidade, nunca fui de van porque na maioria das vezes fomos apenas eu e meus pais. Só percebi que seria legal a coisa da van quando decidi comemorar meu aniversário por lá, no início do ano, com meus amigos – em quatro carros. Gastamos muito tempo nos perdendo uns dos outros…

Por falar no meu aniversário, esse roteiro foi baseado neste passeio que fiz em abril. Aqui está um pouco diferente porque no meu aniversário decidimos começar o dia um pouco mais tarde e aqui a ideia é aproveitar ao máximo.

2 – Leve bolsa térmica

Você conhecerá muitos lugares legais que vendem muitas coisas gostosas e nem sempre serão vinhos e sucos. Algumas precisam se manter geladas: fundos de alcachofra congeladas, certos tipos de queijo, massas frescas e até peixes congelados. Não custa deixar uma bolsa térmica no carro. Vai que você encontra aquele produto difícil de achar no mercado, né?

3 – Leve dinheiro

É possível que você queira comprar coisas de produtores pequenos que não tenham maquininha de cartões

4 – Internet

Celular e internet na região costumam ter péssimo sinal. Se você precisa ficar online o tempo todo, é bom que avise seus clientes ou empregadores de que poderá estar off em alguns momentos durante o dia.

Sobre essa publicação

CRIEI essa publicação especificamente para servir como um guia de um passeio que estou organizando para o dia 19 de dezembro de 2017. Os amigos do meu pai, do grupo ViVer*, pediram que eu ajudasse a montar um roteiro para conhecer outras coisas legais que têm por lá além da Vinícola Góes e Quinta do Olivardo. Por que pediram pra mim? Simplesmente porque adoro fuçar lugares legais por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *